Imagem por RootSec
A tecnologia sempre surge com o objetivo de auxiliar nas atividades diárias do ser humano, criando assim uma dependência. Principalmente com a necessidade de permanecer em casa devido à pandemia de COVID-19, muitas atividades tiveram que ser adequadas para que pudesse ser feita da casa.
Com o aumento de pessoas conectadas, aumentaram também os ataques digitais. Esses ataques a empresas e pessoas em todo o mundo podem ocorrer de diversas formas, uma delas é pela instalação de softwares maliciosos, como os ransomwares.
Algumas medidas podem ser tomadas com o intuito de prevenção, no entanto, é necessário se identificar onde e quais são as fragilidades e vulnerabilidades da empresa. Com a certeza que essas informações irão trazer, se terá um processo de aprimoramento das defesas mais efetivo e certeiro para solucionar os problemas da empresa.
Uma dessas ferramentas é o Pentest, uma ótima opção para alcançar esse objetivo e vamos tratar sobre eles nesta publicação. Vamos tratar sobre a sua definição, função e como irá auxiliar a melhorar a segurança dos dados da sua empresa.
O que é e qual a função do Pentest
O Pentest, abreviação do termo em inglês Penetration Test (Teste de Penetração, em tradução literal), é também conhecido como o Teste de Intrusão, onde fará a detecção minuciosa com técnicas utilizadas pelos hackers éticos.
Esses hackers são profissionais especialistas em segurança da informação que são contratados pela organização para realizar os testes, sem que exerçam atividades que prejudiquem a empresa ou tenham efeitos criminosos.
Ao se aplicar o pentest, se poderá encontrar os potenciais vulnerabilidades em um sistema, servidor ou de uma estrutura de rede. Além disso, o Pentest usa ferramentas específicas para realizar a intrusão que mostram quais as informações ou dados corporativos que estão expostos e passíveis de serem roubados por meio desta ação.
Assim, os analistas de tecnologia poderão conhecer mais a fundo suas fraquezas e onde será necessário melhorar as defesas do sistema, rede ou servidor. Onde os esforços e investimentos em segurança da informação irão passar a ser focados nos pontos de fragilidade da organização, fortalecendo a estrutura contra qualquer gargalo de segurança em potencial.
Métodos de Pentest
Existem algumas maneiras de se aplicar o Pentest, onde cada um deles terá uma eficácia diferente e será selecionado a partir das necessidades da empresa. Entre esses diferentes métodos, podemos destacar a White Box, a Black Box e, por fim, a Grey Box.
White Box
Ao se aplicar o teste do método white box, ou caixa branca, se tem um teste de intrusão mais completo. Isto se dá por ter uma análise integral, que irá avaliar toda a infraestrutura da rede.
Onde, ao iniciar o teste, o hacker ético já possui o conhecimento de todas as informações essenciais da empresa, como as senhas, IPs, logins e demais dados que dizem respeito à rede, servidores, estrutura, potenciais medidas de segurança e firewall.
E será a partir dessas informações preliminares que o teste será direcionado de modo que seu ataque seja mais eficiente e seja possível descobrir o que tem maior necessidade de ser aprimorado e reorientado.
Como tem um alto volume de informações preliminares, esse método de Pentest é geralmente realizado por membros da própria equipe de TI da empresa. Já que eles terão maior conhecimento das rotinas e os dados que devem ser protegidos.
Black Box
O black box, caixa preta, se trata de um teste às cegas, onde o hacker não tem grande informação disponível sobre a corporação. Mesmo que seja direcionada, já que irá atingir a empresa contratante e descobrirá as suas vulnerabilidades, o pentest de caixa preta será o mais próximo de um ataque externo real.
Por suas características, sem um grande mapeamento de informações, ele irá agir de forma muito similar aos criminosos. Isso permite uma experiência muito importante para a empresa, pois a invasão, caso não tenha intenções maliciosas, irá servir como um método de reconhecer as fragilidades na estrutura da rede.
Grey Box
Como o próprio nome indica, caixa cinza, esse método é uma mistura dos dois anteriores, assim o profissional já irá possuir algumas informações específicas para a realização do teste de intrusão.
A quantidade de informações compartilhadas será baixa, e não se compara a quantidade de dados disponibilizados em um pentest de caixa branca.
Assim, esse teste irá investir seu tempo e recurso em identificar as vulnerabilidades e possíveis ameaças, se baseando na quantidade de informações específicas que tem disponível. Sendo o tipo de Pentest mais recomendado, caso exista a necessidade de contratação.
Tipos de Pentest
Imagem por Ninja do Linux
Os Pentest podem ser divididos em alguns tipos, de acordo com o serviço que será desempenhado. Esses tipos são:
- Teste de serviço de rede: se dá pela realização de análises da infraestrutura de rede da corporação, em procura de fragilidades que podem ser solucionadas. Neste quesito, são avaliadas as configurações de firewall, testes de filtragem, entre outros.
- Teste de aplicação web: é feita uma análise extremamente detalhada e as vulnerabilidades são facilmente descobertas por se basear na busca em aplicações web.
- Teste de client side: nesse tipo a exploração dos softwares, programas de criação de conteúdo, entre outros, em computadores de usuários.
- Teste de rede sem fio: neste é feito o exame de todas as redes sem fio utilizadas na corporação. Os testes são feitos em protocolos de rede sem fio, pontos de acesso e credenciais administrativas.
- Teste de engenharia social: se utiliza de manipulação psicológica, como uma tentativa de induzir os colaboradores a repassarem itens e dados sigilosos.
Importância do Pentest para a segurança da sua empresa
O pentest é mal visto por muitos gestores, já que utilizam hacker como forma de recolher os benefícios propostos. Entretanto, a sua aplicação na empresa, apresenta muitos benefícios que garantem uma maior segurança dos dados que circulam na empresa, e são armazenados em seus servidores. Os principais benefícios são:
- Auxiliar a empresa na verificação e testagem da capacidade de sua segurança digital;
- Permite descobrir as fragilidades no sistema de segurança antes do criminoso descobrir;
- Proporciona a possibilidade às empresas de adotarem novas posturas em relação à Segurança da informação, assim como apresentar as justificativas que respaldam o investimento na área;
- O pentest protege a reputação da empresa, uma vez que o pentest mostra o comprometimento em assegurar a continuidade do negócio e manutenção da relação efetiva com a segurança corporativa.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil para a sua empresa. Em caso de mais dúvidas você pode falar com um de nossos especialistas, que estaremos mais que dispostos a te ajudar!