Dada a necessidade de buscar novos métodos e meios para trabalhar em meio a uma pandemia, surgiu a urgência do trabalho remoto na vida de muitas empresas. Essa urgência fez com que muitas empresas não pudessem fazer um planejamento completo, sem que se tenha um plano de segurança no trabalho remoto de seus funcionários.
O trabalho remoto não é uma nova modalidade de trabalho, já existem diversas empresas e profissões que operam dessa maneira, pelos mais diversos motivos, sejam eles economia em estrutura, contratação de mão de obra qualificada ou o próprio modelo de negócios da empresa.
Mesmo não sendo uma nova modalidade, muitas empresas tiveram que se adaptar abruptamente ao trabalho remoto. Isso faz com que as empresas tenham que buscar formas de deixar esse trabalho seguro, sem que o colaborador ou a empresa tenham seus dados vazados.
Existem diversas características que tornam o trabalho remoto seguro, os compliances que podem partir da própria empresa, assim como algumas medidas que funcionam na grande maioria dos casos. Assim como para a segurança da informação, a praticidade oferecida pelo home office, sendo possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, vem atrelada a diversas responsabilidades que tentam encontrar o equilíbrio para que não ocorra perdas na produtividade.
O que a empresa pode fazer para garantir a segurança no trabalho remoto
Como já comentamos, algumas medidas podem ser tomadas para que se tenha uma maior garantia da segurança no trabalho remoto. Ainda assim, não se tem uma receita pronta para a adoção do home office, e como garantir sua segurança.
Mesmo dentro de uma mesma empresa, departamentos diferentes podem responder de forma distinta para os mesmos problemas e formas de trabalho, sendo um desafio muito mais do que apenas tecnológico.
Devendo ser analisado todo o modo de comunicação entre os membros do time, os softwares utilizados e como se dá a interação departamento-cliente. Sendo então necessário a busca por soluções de cada desafio que surgir em cada departamento da empresa para esta modalidade de trabalho.
Sendo necessário que se atente também a legislação, principalmente a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que responsabiliza a empresa pela proteção das informações dos clientes e empresas parceiras, e havendo um episódio em que ocorra o comprometimento dessas informações, seja causada ou não pelo trabalho remoto, a empresa será a responsável pelo vazamento.
Portanto, precisamos buscar formas de garantir a segurança no trabalho remoto, para isto, listamos algumas dessas medidas e vamos falar um pouco mais sobre como cada uma delas irá permitir que sua empresa esteja segura mesmo durante o trabalho remoto.
Capacitação dos colaboradores
A primeira medida para garantir uma maior segurança no trabalho remoto é o treinamento e capacitação dos colaboradores que irão participar dessa modalidade de trabalho. Esse treinamento é o primeiro passo para que se possa minimizar os riscos de ataques cibernéticos e vazamentos de dados.
Alguns pontos são críticos para a segurança do trabalho, assim devem fazer parte de todos os treinamentos de colaboradores, sem exceção. São eles:
Nível de segurança das redes em que se conecta
É importantíssimo que aqueles colaboradores que estão trabalhando de forma remota compreendam os perigos de se conectar a redes públicas e redes de WI-FI fora da organização. Onde pode colocar em risco não só seus dados pessoais, mas também da empresa.
Segurança do dispositivo de trabalho
Outro ponto importantíssimo para o qual o treinamento deve focar é a segurança dos dispositivos de trabalho. Consiste nesse ponto a atenção a boas práticas no uso dos e-mails, softwares utilizados no dispositivo e sites que são acessados.
Devendo ser ensinados como reconhecer e impedir situações de ameaça antes mesmo que ocorram. Evitando abrir e-mails suspeitos, clicar em links maliciosos e baixar softwares de forma clandestina, são alguns desses pontos que devem ser salientados no treinamento.
Softwares atualizados
Outra medida importantíssima para que se possa garantir a segurança digital da empresa é, além de obter seus softwares de fontes confiáveis, também deve garantir que estejam sempre atualizados para a última versão lançada.
Essas atualizações são essenciais para a segurança da empresa, pois sua função é de corrigir problemas no sistema e preencher falhas que poderiam facilitar a invasão de um cibercriminoso.
Garantir que seus colaboradores mantenham seus softwares atualizados também é muito importante e deve sua importância deve ser tópico do treinamento.
Equipe de TI qualificada
Para uma empresa que está operando em home office, é necessário que se tenha uma ótima equipe de TI, pois serão eles que irão ser responsáveis por garantir a segurança no trabalho remoto. Onde a falta de visibilidade do departamento de TI pode colocar em risco a empresa durante o trabalho remoto.
Onde quando não há as ferramentas necessárias para a atuação correta da equipe, a área de TI pode não ser capaz de identificar as violações na segurança, e o invasor ainda poderia utilizar a conexão dos equipamentos dos colaboradores com a empresa e assim, despercebidamente, utilizar o canal que seria seguro para estender sua invasão para a infraestrutura interna da companhia.
Política da segurança da informação
Em conjunto com a equipe de TI, se deve montar uma política de segurança da informação, com todas as normas, planos de contingencias e alinhamentos internos que devem ser obedecidas pelos colaboradores para que possam ter segurança no trabalho remoto.
Alinhando com todas as características específicas de cada departamento, onde se tem funcionários trabalhando de diversos lugares, a empresa deverá pensar em estratégias que possam englobar todos seus endpoints, como também os servidores e modos de acesso.
Conclusão
Por fim, temos que a segurança no trabalho remoto não é algo fácil, sendo necessário o comprometimento, e o conhecimento, de todos os envolvidos em evitar os perigos e ameaças digitais. Devendo montar estratégias específicas para cada um dos departamentos e também manter práticas que promovam uma maior segurança de dados.
Por estarem ocorrendo ainda mais ataques aos computadores, devido a maior utilização destes dispositivos no dia a dia das pessoas, é essencial que as empresas invistam em treinamento de seus colaboradores, e apliquem no seu dia a dia as medidas propostas em suas políticas de segurança da informação.