Vazamento de dados: Entenda os riscos e saiba como se proteger

Imagem por Navita

Quando o assunto é a manutenção da saúde de uma empresa, um dos fatores que mais tem efeito sobre esse assunto é a segurança digital da empresa e de seu sistema. Essa segurança digital irá evitar o vazamento de dados sigilosos da empresa, o que iria causar muitos problemas, desde a busca pelo vazamento até possíveis golpes e chantagens de criminosos.

A questão da segurança de dados tem se tornado cada vez mais importante, tendo sido necessária a criação de uma lei para reger e dar uma maior base para que se tenha uma segurança aos dados, principalmente os pessoais.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no ano passado, isso faz com que o vazamento de dados possa trazer diversas consequências para uma organização. Assim, em casos de vazamento de dados, a empresa não só estará exposta aos riscos de ter seus dados sigilosos acessados por criminosos, mas também poderá sofrer punições de acordo com a lei.

Sendo então uma prioridade a proteção de dados dentro da empresa, isto é, ter uma equipe que tenha consciência dos riscos que estão espalhados na internet, havendo também uma política de implementar medidas que irão prevenir o vazamento de dados tanto da empresa quanto dos funcionários e clientes.

O que iria gerar não apenas danos financeiros para a empresa, mas também de todos os recursos da empresa, como tempo e pessoal, mas principalmente os conflitos sociais que serão gerados pelo vazamento. O que irá gerar uma redução na confiança e aceitação da empresa por parte da sociedade.

Nesta publicação iremos entender melhor os riscos e quais as medidas que podem ser tomadas para se proteger desses possíveis vazamentos e de suas consequências.

O que é um vazamento de dados

O vazamento de dados se trata de uma exposição de informações confidenciais e sensíveis a pessoas não autorizadas. O que ocorre, geralmente, quando se sofre um ciberataque, onde essas informações sigilosas costumam ser compartilhadas sem permissão, vendidas, ou mesmo sequestradas para extorsão, dependendo da motivação daquele criminoso.

Assim, essas violações ocorrem quando se tem um ponto de entrada não-autorizado no banco de dados de uma empresa, permitindo a entrada de hackers acessando os dados dos clientes, senhas, números de cartão de crédito, CPFs, informações bancárias, documentos, registros médicos, entre outros dados que estão listados na Lei como os que devem ser mantidos em sigilo.

Essa invasão pode ocorrer de diversas formas, uma delas é através de endpoints, como computadores e celulares de trabalho, ou mesmo acessando de forma remota e quebrando a segurança da rede.

Para roubar essas informações, os criminosos podem optar por táticas que podem enganar os colaboradores da empresa, para que eles cliquem em determinado link ou mesmo que baixe um arquivo que contenha um programa mal intencionado. Esses programas podem atuar de diversas formas, desde as mais sutis, onde podem roubar as informações ou mesmo criar brechas no sistema aos poucos, até softwares mais agressivos que irão gerar problemas nos dispositivos e servidores.

Riscos do vazamento de dados

Como vimos, os ataques de cibercriminosos têm grandes impactos sobre a saúde da empresa. Onde o vazamento de dados pode gerar problemas financeiros pelo pagamento de multas ou até mesmo o roubo de dinheiro até causar a própria falência da empresa.

Esses danos podem ser mais abstratos, mas ainda assim extremamente importantes para a empresa. Podem causar danos à reputação da marca, isto é, fazer com que o reconhecimento que a marca tem no mercado seja prejudicada.

Também podemos citar o furto de propriedade intelectual, onde os criminosos podem expor os próximos lançamentos antes da hora, gerando prejuízos por todo o planejamento que foi feito. Além disso, alguns criminosos podem implantar informações maliciosas na vítima do ataque, que podem gerar constrangimentos quando não descobertos imediatamente.

Tudo isso irá gerar uma redução nos lucros da empresa, pois irá afetar a opinião pública em relação a empresa, fazendo com que ocorram menores quantidades de compras e contratações, em relação a períodos semelhantes anteriores.

Como se proteger dos vazamentos de dados

Imagem por Quero Meus Direitos

A revolução tecnológica, com sua popularização que permitiu que tantas pessoas tenham acesso à internet e tecnologias, também possibilitou aos cibercriminosos novos métodos e ferramentas para invasão de sistemas para que roubem dados sigilosos.

De modo que, a segurança da informação se tornou uma preocupação não só para as empresas, mas também para os usuários que utilizam a internet como instrumento de entretenimento.

Para que se possa proteger do vazamento de dados, é importantíssimo que se tenha uma ótima política de segurança de dados, instruindo todos os colaboradores sobre os diversos tipos de ataques cibernéticos existentes e como evitar o máximo possível o surgimento de brechas.

Mudanças simples como criar seu e-mail em uma empresa reconhecida pela segurança, senhas fortes e difíceis e a autenticação de dois fatores são alguns exemplos de medidas que se pode tomar no nível de usuário simples para promover uma maior segurança de seus dados.

Para as empresas, é necessário que invistam em treinamento, e capacitação constante da equipe no tocante a tecnologia. Pois os colaboradores podem ser uma das portas de entrada das quais os criminosos podem utilizar para roubar e ter acesso aos dados sigilosos.

Sendo importante também que se tenha uma equipe com conhecimentos em tecnologia da informação, que irão aconselhar a montagem desta política de segurança de dados. Além disso também irão montar a linha de defesa da empresa, mantendo uma manutenção contínua do sistema, buscando por possíveis brechas e como solucioná-las.

Apesar de ser uma equipe essencial para a saúde da empresa, muitas não têm condições financeiras para manter uma equipe de profissionais contratados. Portanto, muitas empresas optam pela contratação de uma empresa de segurança digital.

A empresa de segurança digital irá cuidar de toda a área de segurança, auxiliando na elaboração de políticas para evitar invasões, além de protocolos para casos de crise, onde já ocorreu a invasão.

Deste modo, a empresa contratante terá um custo reduzido na execução do serviço, profissionais de qualidade trabalhando para a manutenção da segurança da empresa, além de ser possível monitorar e exigir qualidade na execução, por ser um serviço prestado.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para a sua empresa. Em caso de mais dúvidas você pode falar com um de nossos especialistas, que estaremos mais que dispostos a te ajudar.